domingo, 14 de novembro de 2010

Diferença entre adestrar e treinar

Olá pessoal, levei cerca de um ano pra realmente não ter dúvidas sobre o meu trabalho, e então, cheguei a conclusão que meu trabalho não é adestramento propriamente dito, eu treino pessoas para lidarem com seus cães, mediante uma prévia preparação do animal.
Assim adestrar é trabalhar o animal, e, treinar é trabalhar a pessoa, e esse é o meu trabalho.
Quando uma pessoa contrata meus serviços ela pode estar certa de que terá um longo caminho pela frente para estabelecer uma comunicação nítida e clara para o cão. Mas não é um caminho árduo, é bem gostoso. Entender o cão, fazer parte da vida dele e então ter todo o feed-back é algo realmente indescritível.
Porém sem a participação ativíssima do dono meu trabalho não surte efeito algum, o lema é SE O DONO MUDA O CÃO MUDA, caso a pessoa não tenha a certeza de que quer isso, é melhor contratar um adestrador pois os resultados serão mais satisfatórios.
Traduzindo caso não tenha ficado claro, meu trabalho é trabalhar o dono para modificar o cão e geralmente os resultados são maravilhosos!

Nenhum comentário: